Apoie o DCM

6. Revista Veja condenada a indenizar professor retratado como esquerdista

[titulo id=6]

[saibamais leia]

TERRA

[/saibamais]

Site-Revista-Veja-www.veja_.com_.br_A Justiça decidiu em primeira instância que a Editora Abril terá de indenizar em R$ 80 mil um professor de História de Porto Alegre porque veiculou reportagem com fatos “descontextualizados e distorcidos”.

O educador entrou com ação por danos morais depois que apareceu em uma edição da revista de 2008 como alguém que “incutee ideologias anacrônicas e preconceitos esquerdistas nos alunos”, conforme descrito pelas jornalistas Mônica Weinberg e Camila Pereira.

A decisão da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) também reitera uma determinação anterior que condena os réus a publicarem na revista, sem qualquer custo para o autor, a sentença condenatória.

Ambas as partes recorreram da decisão. A revista pede a reversão completa da decisão, enquanto o educador quer o aumento do valor da indenização por dano moral.

[final]