Apoie o DCM

90% dos desistentes do Mais Médicos são brasileiros

protesto-medicos03

O ministro da Saúde Arthur Chioro disse que 89 profissionais são considerados faltosos no programa Mais Médicos, sendo 80 brasileiros e 9 estrangeiros, dos quais 4 são cubanos.

Nesta quarta, será publicado no Diário Oficial da União um comunicado requisitando o retorno desses profissionais ao programa. Eles terão 48 horas para se apresentar, caso contrário, serão formalmente desligados do Mais Médicos.

Atualmente, 6,6 mil profissionais atuam pelo Mais Médicos em unidades de todo o País, dos quais 5,4 mil são cubanos. Segundo o Ministério, em março, o número subirá para cerca de 9,5 mil, pois os médicos selecionados pela terceira fase do programa iniciarão o trabalho.

Além dos cinco médicos que abandonaram o programa sem comunicar o governo e não voltaram para Cuba, outros 22 profissionais da ilha pediram desligamento do Mais Médicos alegando problemas pessoais ou de saúde e já voltaram para o país de origem, segundo o Ministério da Saúde.

Questionado sobre o número de profissionais que abandonaram o programa, Chioro disse que não está preocupado, pois o índice de desistência é baixo. O ministro também afirmou não estar preocupado que o Brasil seja usado como porta de saída de cubanos que desejam deixar o sistema do seu país. “A nossa relação é uma relação de cooperação. Eles vêm ao Brasil e vão por livre e espontânea vontade”, disse Chioro.

Saiba Mais: Estadão