Apoie o DCM

A origem do ‘Delenda Globo’ que Dirceu usou na carta para Fernando Morais

Do blog Superflumina:

(…)

Esta pequena expressão “delenda Carthago” o que é que quer dizer e por que é utilizada ainda hoje com alguma regularidade?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que ela é utilizada para expressar uma ideia fixa que alguém tem sobre alguma coisa, que tenta realizá-la por todos os meios e à qual regressa sempre. Isto é, uma teimosia da qual não se desiste.

Mas, qual a origem desta frase e porque é que ela tomou esta vida própria?

A frase latina em questão “delenda Carthago est” quer dizer “é preciso destruir Cartago” e é atribuída a Catão, o Antigo. Como se sabe, a cidade Cartago enfrentou Roma em três guerras, ao longo dos séc. III e II a.C.

Depois da 2ª Guerra Púnica, sobretudo depois da batalha de Zama, em 202 a.C., Cartago perdeu muita da sua importância e teve que sujeitar-se às duras imposições feitas pelo vencedor, Roma. Mas, em 153 a.C., Catão o Antigo foi embaixador em Cartago e teve oportunidade de observar de perto o renascimento económico da cidade. Regressado a Roma, diz-se que, no termo de qualquer discurso que proferisse, não importando o assunto tratado, Catão o acabava com as seguintes palavras: “ceterum censeo Carthaginem esse delendam” ou seja, “quanto ao resto, penso que Cartago deve ser destruída”.

Daí “delenda Carthago est” ou “delenda Carthago” (com omissão do verbo sum).

Como se sabe, no fim da III Guerra Púnica, Cartago foi mesmo destruída e em 146 a.C. desapareceu a mais séria concorrente de Roma no domínio do Mar Mediterrâneo.

PS – A propósito do verbo deleo, é preciso dizer que ele originou uma palavra que tem muita utilização nos dias de hoje. Toda a gente conhece a tecla delete no teclado do computador. De onde pensam que veio a palavra? É uma palavra inglesa, claro, mas vinda do latim.

Delete vem do particípio da voz passiva de deleo, isto é, de deletus, que entrou no inglês nos finais do séc. XV.

E é assim que uma língua germânica como o inglês tem muito vocabulário de origem latina.

(…)