Apoie o DCM

Cidadãos da América Latina estão cansados de ir para as urnas e continuar pobres, diz cardeal hondurenho

O cardeal hondurenho Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga denunciou, nesta sexta-feira, “o cansaço democrático” que a América Latina sofre, onde os cidadãos estão “cansados” de ir às urnas para “depois não conseguir resultados”.

Em um encontro com jornalistas em Berlim, Rodríguez Maradiaga, salesiano e presidente da Cáritas Internacional, considerou que a política na América Latina converteu-se em uma “indústria”, onde o principal é o lucro pessoal da classe dirigente e não a busca do bem comum.

Esta situação gerou “uma corrupção que é incrível”, acompanhada de uma grande “impunidade” e aprofundou a “desigualdade” que fratura o continente, “um dos maiores problemas” da América Latina.

Rodríguez Maradiaga assinalou que os Objetivos do Milênio, as oito áreas fixadas pela ONU – pobreza, saúde, educação e gênero, entre elas – nas quais a comunidade internacional se comprometeu a introduzir melhorias substanciais entre 2000 e 2015, “não foram alcançados”.

“Não se conseguiu reduzir a pobreza pela metade nem que a educação fosse universalizada”, disse ele.

Na sua opinião, a solução passa por uma “mudança do modelo de desenvolvimento”, já que a “globalização foi um fracasso que não serviu para melhorar a vida dos milhões de pessoas que vivem na pobreza.

“A globalização foi um fracasso. A única coisa que se globalizou foi o mercado. A globalização é uma máscara para um monopólio escondido”, disse Rodríguez Maradiaga. Ele criticou especificamente o setor bancário global e os meios de comunicação, “concentrados em muito poucas mãos”.

Saiba Mais:

Unisinos