Apoie o DCM

Ciro: Dilma fez “um péssimo governo” e Temer é um “ladrão fisiológico”

Do Valor:

 

Nessa madrugada, Ciro Gomes (PDT-CE) afirmou que a ex-presidente Dilma Rousseff fez um péssimo governo, acusou o presidente Michel Temer de ser um “ladrão fisiológico” e reiterou que será candidato à Presidência em 2018. As declarações foram feitas durante o congresso da Associação de Estudantes Brasileiros no Exterior (Brasa), na Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia. 

“Houve uma fratura que explodiu politicamente na ruptura da democracia brasileira com a queda da Dilma, penso eu e eu estou disponível a discutir, que não entendeu nada do que estava acontecendo e resolveu abordar o assunto com marquetagem e fuleragem de renúncia fiscal do seu Guido Mantega. Passou um avião por cima dela com quatro asas e três pneus e até hoje ela está tonta para entender o que aconteceu”, afirmou Ciro retirando risadas de quase 200 estudantes na plateia.

“Ciro, primeiramente, obrigado por vir”, afirmou um membro da Brasa antes de fazer uma pergunta. “Primeiramente, fora Temer”, interrompeu Ciro. O estudante perguntou se Dilma perdeu o cargo porque teria sido incompetente ou por ter sofrido um golpe. “Foram as duas coisas. Eu não sei porque na sua cabeça essas situações se manifestaram como antagônicas”, continuou o ex-ministro, ex-deputado e candidato duas vezes derrotado à Presidência, em 1998 e 2002, quando ficou em terceiro lugar.

O estudante insistiu se Ciro não acredita que ela foi a culpada pela crise econômica do Brasil. “Culpa é um conceito católico que eu me livrei há muito tempo”, rebateu Ciro para ouvir novas risadas da plateia. “Ela fez um governo muito ruim, mas isso não autoriza a derrubá-la. Governo ruim não é causa bastante para interromper um mandato”, continuou ele, acrescentando que essa solução poderia ser usada no parlamentarismo.

Ciro definiu Dilma como “uma pessoa honrada que sofreu golpe”. “Mas, de fato, ela fazia um mal governo. Foi um governo indescritível. Nomear o (Joaquim) Levy para ministro da Fazenda, aumentar a taxa de juros em nível exorbitante para enfrentar a inflação de custos produzida pela desvalorização do câmbio, fazer a renúncia fiscal de R$ 84 bilhões no ano que antecedeu a sua queda para fazer a promoção de venda de oligopólios que transferiram isso para o estrangeiro como remessa de lucros… Tudo isso me permite dizer que foi um mau governo.”

(…)