Apoie o DCM

Ciro Gomes diz que defende diretas já “e o resto é intriga”

 

Do 247:

 

Após divulgação na imprensa de que defende o cumprimento da Constituição, que prevê eleições indiretas e destacar os nomes de Tasso Jereissati e Nélson Jobim como o “mínimo de decência e respeitabilidade”, contrariando a posição do PDT, seu partido, o ex-governador Ciro Gomes publicou uma justificativa, nas redes sociais, na tentativa de esclarecer sua posição.

Na postagem Ciro diz que não tem divergência com a orientação partidária sobre a aprovação da emenda que asseguraria a realização de eleições diretas, em caso do afastamento de Michel Temer. “Eu não tenho nenhuma discrepância com as diretrizes corretamente estabelecidas pelo meu partido, o PDT , com relação à condução da gravíssima crise que pesa sobre o povo brasileiro. O PDT, com a corretíssima direção de meu companheiro e amigo Carlos Lupi, nosso presidente, defende que, em caso do necessário afastamento do sr. Michel Temer, da presidência, que o Congresso Nacional vote uma emenda à constituição convocando eleições diretas. Ainda muito corretamente, anunciamos que nosso Partido não participará de uma eleição indireta feita por um congresso de maioria golpista e corrupta. Estou de pleno acordo com esta diretriz . E a tenho defendido publicamente”.

Segundo Ciro, apenas respondeu com franqueza questionamentos da imprensa sobre o acontecerá, com a provável saída de Temer. “Ocorre que, como é natural, setores da imprensa me perguntam o que, independentemente de meu desejo e posicionamento, eu, com minha experiência e apego à franqueza, acho que acontecerá. Pois bem,aqui reproduzo: este congresso, podre como está, em sua maioria, não devolverá ao povo o direito de votar diretamente. Assim, o que restará é a torcida para que, em caso de saída do presidente usurpador o congresso escolha alguém minimamente capaz de administrar a delicada transição até às eleições gerais de 2018”

Sobre eventual apoio aos nomes de Nélson Jobim ou Tasso Jereissati, Ciro disse reiterou sua avaliação, mas disse que o “resto é intriga”. “Ainda perguntado pela imprensa acerca do nomes em circulação, vejo em Nelson Jobim e Tasso Jereissati, mais neste último, pela experiência de seus governos,e pela respeitabilidade merecida, apesar de ser adversário de ambos,e, especialmente de seus partidos, PMDB e PSDB , como os melhores nomes possíveis. O resto é intriga enquanto, nos bastidores conspira-se generalizadamente, e mentem para o povo, muitos”!