Apoie o DCM

Cunha quer “reunião” com STF para “esclarecer dúvidas” sobre impeachment

Do G1:

 

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e líderes da oposição solicitaram uma reunião nesta terça-feira (22) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para esclarecer dúvidas em relação ao rito do processo de impeachment fixado pela Corte.

Cunha disse ainda que a Câmara vai apresentar, em fevereiro, embargos de declaração, após a publicação do acórdão, para esclarecer dúvidas geradas com a decisão do STF. Os embargos são recursos que visam esclarecer trechos de uma decisão judicial queque gerem dúvidas ou demonstrem omissão ou contradição.

“Persistem algumas dúvidas sobre a continuidade do processo que precisam ser esclarecidas. Primeiro, se a comissão for rejeitada pelo plenário, o que vai acontecer? Estamos pedindo audiência ao presidente do Supremo para que, em conjunto com líderes, possamos ponderar da celeridade da publicação do acórdão e, independente ou não da publicação, vamos embargar no dia primeiro de fevereiro”, afirmou Eduardo Cunha.

A principal reivindicação do peemedebista e de deputados da oposição é a possibilidade de candidatura de uma chapa alternativa na eleição para a comissão especial que dará parecer pela continuidade ou não do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O Supremo decidiu que somente os líderes partidários podem indicar nomes para o colegiado, sem possibilidade de candidaturas avulsas.