Apoie o DCM

Dilma diz à CNN que lutará até o fim

Do g1:

A presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista concedida nesta quarta-feira (27) à TV norte-americana CNN que ninguém pode sofrer impeachment por impopularidade.

Ao se referir ao processo que enfrenta no Congresso Nacional, Dilma também disse: “Lutarei para sobreviver”.

“No Brasil, um país com sistema presidencialista, assim como os Estados Unidos, ninguém pode ser levado a um processo de impeachment por impopularidade porque impopularidade é cíclica. Todos os presidentes ou primeiros-ministros da Europa que tiveram taxas de desemprego de 20% teriam que sofrer processo de impeachment porque também tiveram profundas quedas na popularidade”, afirmou a presidente em trecho divulgado nesta terça no Twitter da jornalista Christiane Amanpour, que fez a entrevista.

Atualmente, o pedido de impeachment de Dilma está sob análise de uma comissão especial no Senado composta por 21 parlamentares.

O relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), tem de elaborar um parecer sugerindo a continuidade ou não do processo. Se a comissão decidir pelo prosseguimento, Dilma deverá ser afastada por até 180 dias e, neste período, o vice Michel Temer assumirá a Presidência da República.

Questionada durante a entrevista à CNN sobre se acha que continuará presidente ao fim do processo no Senado, Dilma afirmou: “Mais do que pensar, eu lutarei para sobreviver”.

“Não só pelo meu mandato, mas pelo fato de que o que estou defendendo é o princípio democrático que rege a vida política brasileiro”, acrescentou.

(…)