Apoie o DCM

Empreiteira comprou vaca superfaturada de família do ministro do Esporte

Do Globo:

 

Tânia Maria Silva Fontenelle, gerente financeira da Carioca Engenharia, afirmou no termo de depoimento de delação premiada que comprou vacas superfaturadas da empresa Agrobilara, que pertence à família de Leonardo Picciani, ministro do Esporte do governo de Michel Temer. O objetivo, segundo a delatora, era ‘gerar dinheiro em espécie’ para o caixa 2 da empreiteira.

Picciani foi líder do PMDB na Câmara e estava em seu quarto mandato quando assumiu a pasta, em maio passado. O pai dele, Jorge Picciani, é presidente da Assembleia Legislativa do Rio e o irmão dele, Rafael Picciani, é deputado estadual. Cada um deles tem 20% da Agrobilara, ao lado de outros dois integrantes da família.

Segundo o deputado Jorge Picciani, “todas as vendas seguiram os preços praticados no mercado, com notas fiscais emitidas e impostos devidamente recolhidos”.

Tânia disse que recebia os pedidos de acionistas e diretores da empreiteira para providenciar dinheiro em espécie e “simplesmente atendia às solicitações”, entregando para quem pediu ou a quem eles indicavam. Ela disse que não se envolvia e desconhecia os destinatários da propina, embora “obviamente sabia que a destinação dessas quantias era ilícita”. Para gerar o dinheiro, contou que fazia contratos simulados com prestadores de serviços. No caso da Agrobilara, ela afirmou que as vacas foram efetivamente entregues, mas parte do dinheiro foi devolvida à empreiteira.