Apoie o DCM

Estudantes de direito entregam no Senado abaixo-assinado contra Moraes com 270 mil nomes

Do Valor:

 

Estudantes de direito da Universidade de São Paulo (USP) entregaram nesta segunda-feira à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado um abaixo-assinado com 270 mil assinaturas contra a nomeação do ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, para o Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes será sabatinado amanhã na CCJ, que tem ampla maioria governista, e deve ter seu nome levado a plenário no mesmo dia. Se aprovado, passa a integrar a mais alta corte do Brasil, no lugar deixado por Teori Zavascki, morto em desastre aéreo em 19 de janeiro.

A entrega de documentos foi um prenúncio de como a oposição deve agir nesta terça-feira, durante a sabatina. A pequena sala da secretaria da CCJ, onde os documentos são protocolados, ficou lotada com deputados e senadores da Rede, do Psol, do PCdoB e do PT no Senado. Discursaram o líder do Psol na Câmara, Glauber Braga (RJ), a líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PR), os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP). Nenhum senador da base governista esteve presente.

À frente do movimento, os estudantes do Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, se queixaram de não terem sido recebidos pelo presidente da CCJ, Edison Lobão (PMDB-MA) ou pelo vice, Antonio Anastasia (PSDB-MG), apesar de dizerem ter pedido o encontro. O documento foi protocolado por um funcionário da comissão.

(…)