Apoie o DCM

FHC: Barbosa “não tem traquejo” para a presidência e poderia causar “grandes crises no país”

 

Fernando Henrique Cardoso disse que Joaquim Barbosa “não tem traquejo” para ocupar a Presidência da República na hipótese de o ministro decidir se candidatar. Para FHC, seria “mais positivo” se ele eventualmente se candidatasse ao Senado ou à Vice-Presidência.

O ex-presidente participou do programa Manhattan Connection, quando deu as declarações. “Eu não creio que ele tenha as características necessárias para conduzir o Brasil de maneira a não provocar grandes crises no país”, disse ele.

Barbosa negou que tenha intenção de se lançar candidato à Presidência em 2014, mas não descarta disputar uma eleição futuramente. Ele admite se aposentar antes do limite legal de 70 anos e seu nome costuma ser incluído em cenários de pesquisas de intenção de voto. Por ser magistrado, conforme a legislação eleitoral, Barbosa possui um prazo diferente para se filiar a um partido político e disputar um cargo eletivo – ele pode fazer isso até seis meses antes do pleito, ou seja, até abril do ano que vem.

“Tenho admiração por ele. Acho que seria mais positiva uma candidatura não diretamente para a Presidência. Ao Senado, ou talvez até à Vice-Presidência”, afirmou FHC.

 

SAIBA MAIS

ESTADÃO