Apoie o DCM

Jornalista americano diz que situação política dos EUA se assemelha à de uma “República de Banana como o Brasil”

Do Estadão:

O jornalista Kevin D. Williamson, da revista conservadora americana National Review, escreveu um artigo para a rede CNBC no qual diz que a política americana se assemelha a uma “República de Bananas”. Para comprovar sua tese, o autor compara a possibilidade de impeachment nos Estados Unidos com a crise política no Brasil.

Segundo Williamson, a pressão sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deriva sobretudo do fato de a oposição democrata não se conformar com o resultado da eleição, e lembra do risco de o presidente Michel Temer sofrer um impeachment, a exemplo do que ocorreu com a antecessora dele, Dilma Rousseff.

“Parabéns, América: você por fim, depois de todos esses anos, se transformou no Brasil”, afirma o articulista no artigo ” O banana republicano”, que, em inglês, faz um jogo de palavras com o termo “República de Bananas”. “Esse tipo de coisa ocorre em países como o Brasil, cujos curtos períodos de estabilidade e prosperidade de repente se revertem sem razão óbvia.” argumenta.

Segundo ele, os Estados Unidos “não são esse tipo de país”. “Ou pelo menos não eram, até recentemente.” Além disso, o jornalista diz que o Partido Republicano escolheu um candidato “inepto e obviamente inadequado” e o eleitorado americano preferiu ele na disputa com Hillary Clinton, uma “candidata inepta, corrupta e obviamente despreparada”.

(…)