Apoie o DCM

Leia os documentos da delação dos executivos da JBS

Do Jota

Os documentos que integram a delação de Joesley Batista, homologada pelo Supremo Tribunal Federal, começaram a ser divulgados há poucos instantes. Leia as íntegras:

O pré-acordo de delação de Joesley Batista, Wesley Batista e Ricardo Saud

O inquérito que investiga o presidente Michel Temer

O inquérito que investiga o procurador Angelo Goulart

O presidente Michel Temer, o senador Aécio Neves e o deputado Rocha Loures serão investigados no STF pelos crimes de corrupção passiva, constituição e participação em organização criminosa e obstrução à investigação de organização criminosa.

Em sua decisão sobre o inquérito contra Temer, o ministro Edson Fachin indica que a Procuradoria-Geral da República poderia investigar o presidente da República inclusive por fatos estranhos ao mandato. A questão está em aberto no Supremo.

O procurador Angelo Goulart é alvo de inquérito sob a acusação de ter recebido pagamentos mensais para repassar informações de investigações envolvendo JBS.

No inquérito que investiga Temer e Aécio, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, escreveu que o senador tucano montou um plano para impedir o avanço das investigações Lava Jato. O nome do ministro do STF Alexandre de Moraes é citado.

Citação ao ministro Alexandre de Moraes

No pedido de abertura de inquérito contra Temer, Aécio e Rocha Loures, a PGR explicou que fez pré-acordo de delação para acompanhar e gravar pagamentos de propinas destinadas a Lúcio Bolonha Funaro, Eduardo Cunha e Aécio Neves. A PGR admite que “o tradicional modelo de celebração de acordos de colaboração premiada (…) mostra-se intempestivo diante da conjuntura dos fatos”.

Ao STF,  Janot afirmou que verifica-se que Aécio, em articulação, dentre outros, com o presidente Temer, tem buscado impedir que as investigações da Lava Jato avancem seja por meio de medidas legislativas, seja por meio do controle de indicação de delegados da polícia que conduzirão os inquéritos. Dessa forma, vislumbra-se também a possível prática do crime de obstrução.

VEJA OS TEMAS ABORDADOS NAS DELAÇÕES:

“Os anexos apresentados versam sobre os seguintes temas: 1) BNDES; 2) Guido Mantega — outros temas; 3) Fundos de pensão; 4) A Interação com Lucio Funaro — CEF/FI-FGTS; 5) Eduardo Cunha e Lucio Funaro/Ministério da Agricultura; 6) A conta-corrente — Lucha Funaro; 7) A interação com Eduardo Cunha — Renovação da desoneração da folha de pagamento; 8) Eleição de Eduardo Cunha para a Presidência da Câmara dos Deputados; 9) Fatos especialmente corroborados por elementos especiais de prova/Michel Temer; 10) Fatos especialmente corroborados por elementos especiais de prova/Aecio Neves; 11) Willer Tomaz/Angelo Goulart; 12) Marcos Pereira — PRB; 13) João Bacelar; 14) João Vaccari/Guilherme Gushiken; 15) Marta Suplicy; 16) José Serra; 17) Antonio Palocci; 18) Guido Mantega/Banco Rural-Original/Troca de chumbo; 19) Mato Grosso; 20) Ceará; 21) Mato Grosso do Sul; 22) Funaro; 23)Gilberto Kassab; 25) A distribuição das propinas nos esquemas BNDES e BNDES-Fundos de pensão; 26) Compra de partidos para a coligação; 27) Gilberto Kassab; 28) Fernando Pimentel-mensalinho; 29) Raimundo Colombo; 30) Deicídio do Amaral; 31) Temer; 32) Aedo Neves; 33) Eunicio Oliveira; 34) Sergio Cabral; 35) Robson Faria e Fabio Faria; 36) Partidos e políticos que receberam pagamentos, contabilizados ou não, sem ajuste de atos de ofício; 37) Luiz Fernando Emediato; 38) Marco Aurelio Carvalho; 39) Rondonia; 40) Agilização para homologação de créditos tributários legítimos – SP; 41) Doleiros – e fluxo de operação para pagamento em dinheiro; 42) Geração de pagamento em espécie.”