Apoie o DCM

Luciana Genro: “Eleições na Grécia podem marcar uma das mudanças mais importantes na Europa”

De Luciana Genro, no site do PSOL:

image

Em 2012, quando entreguei esta bandeira do PSOL para o Tsipras, a Syriza não venceu a eleição mas cresceu tanto que despontou como a grande força política anti-sistema. Novas eleições tiveram que ser convocadas, e a Syriza era uma “ameaça” real. Eu estive lá, levando o apoio do PSOL, e participei de uma reunião do Comitê Central, junto com Tsipras.

Agora uma vitória parece muito mais próxima, e uma grande emoção toma conta de toda a vanguarda que acompanha a política e luta por uma mudança estrutural. As eleições de amanhã na Grécia poderão marcar uma das mudanças politicas mais importantes na Europa do século XXI.

A situação que uma vitória eleitoral colocará para a Grécia e para a Syriza não é simples: caminhar na direção da ruptura com o modelo dominado pelos bancos europeus e pelo mercado financeiro, ou continuar aceitando este sistema, apenas tentando amenizar seus efeitos. Apostamos que o povo grego empurre na direção de um novo modelo e que a Syriza não hesite em assumir o comando desta luta histórica.

Podemos!