Apoie o DCM

Metaleiro bolsonarista Nando Moura perde recurso e terá de pagar indenização a Tico Santa Cruz

 

Do site Pense:

youtuber Nando Moura foi condenado, em segunda instância, esta semana, por ter acusado falsamente o músico e vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, de ter recebido dinheiro da Lei Rouanet para financiar projetos de sua banda.

Moura falou em vídeos que Tico recebia dinheiro da Lei Rouanet para defender opiniões políticas em suas redes sociais, em especial as ligadas ao Partido dos Trabalhadores, PT.

Santa Cruz processou o youtuber por calúnia e difamação, ganhou em primeira instância, o réu Nando Moura recorreu e, no último dia 22, confirmou-se em segunda instância a condenação e agora terá que indenizar o vocalista do Detonautas por ter divulgado informações mentirosas contra Tico e a banda nas redes sociais.

“A gente não ganhou nenhum centavo da Lei Rouanet, isso foi comprovado”, disse o vocalista em vídeo publicado em sua página no Facebook. “Assim como ele, outros também estão sendo processados por me acusarem de receber dinheiro da Lei Rouanet, dinheiro que eu nunca recebi”, completou.

A notícia gerou repercussão imediata nas redes sociais e levantou a discussão sobre crimes contra a honra na internet. O volume de ocorrências desta natureza cresceu em média 88% nos últimos anos, uma média de 91 ocorrências registradas por dia em todo o país, mais de 33 mil todos os anos, segundo dados da Seção São Paulo do Colégio Notarial do Brasil.

Segundo a pesquisa, os crimes contra a honra são a maioria no universo de crimes virtuais e o estado de São Paulo lidera o ranking de denúncias dessa natureza, contabilizando 29% dos casos.

(…)