Apoie o DCM

Morre Luiz Carlos Maciel, fundador do Pasquim

Luiz Carlos Maciel

Do Correio

O jornalista, diretor teatral e roteirista Luiz Carlos Maciel, 79 anos, morreu na manhã deste sábado (9), no Rio de Janeiro. Desde o dia 26 de novembro, ele estava internado no hospital Copa D’Or, em Copacabana, com um quadro de infecção. Segundo o jornal Folha de São Paulo, Maciel estava lutando nos últimos meses contra o agravamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e o boletim médico apontou falência múltipla dos órgãos.

Natural de Porto Alegre (RS), Maciel estudou Filosofia e ficou conhecido por ser um dos principais pensadores da contracultura no Brasil, realizando trabalhos com pesquisadores nacionais e internacionais sobre o tema. Ele foi um dos fundadores do jornal Pasquim e trabalhou também em Flor do Mal, Última Hora e Fairplay. Ainda segundo a Folha, ele foi um dos difusores dos movimentos de vanguarda dos anos 1960 e 1970 e um dos principais nomes da imprensa no Brasil.

(…)

PS: Há dois anos, Luiz Carlos Maciel publicou uma nota comovente na internet, para procurar emprego. Aos 77 anos, estava sem dinheiro:

“Um tanto constrangido, é verdade, mas sem outro jeito, aproveito esse meio de comunicação, típico da era contemporânea e de suas maravilhas, para levar ao conhecimento público o fato desagradável de que estou sem trabalho e, por conseguinte, sem dinheiro. É triste, mas é verdade. Estou desempregado há quase um ano. Preciso urgentemente de um trabalho que me dê uma grana capaz de aliviar este verdadeiro sufoco. Sei ler e escrever, sei dar aulas, já fiz direções de teatro e de cinema, já escrevi para o teatro, o cinema e a televisão. Publiquei vários livros, inclusive sobre técnicas de roteiro, faço supervisão nessas áreas de minha experiência, dou consultoria, tenho – permitam-me que o confesse – muitas competências. Na mídia impressa, já escrevi artigos, crônicas, reportagens… O que vier, eu traço. Até represento, só não danço nem canto. Será que não há um jeito honesto de ganhar a vida com o suor de meu rosto? Luiz Carlos Maciel.