Apoie o DCM

Mujica chama Brasil e Argentina de república de bananas

Do Brasil 247:

O ex-presidente do Uruguai José Mujica criticou as estratégias comerciais adotadas pelos governos de Michel Temer e Mauricio Macri, do Brasil e da Argentina, respectivamente, em relação ao Mercosul. “Que desastre! Parecem duas repúblicas das bananas. Não sei como vão sair das suas respectivas crises, sobretudo o Brasil, que está mais complicado. Parece uma novela”, disse ao jornal espanhol El Mundo.

Pepe Mujica integra um grupo de dissidentes do partido Frente Ampla que tem se posicionado contra a abertura comercial de seu sucessor Tabaré Vázquez. Vázquez é um entusiasta da abertura comercial promovida pelo Brasil e pela Argentina e disse querer fechar acordos parecidos com o Chile, Peru e Colômbia.

Ele também comentou as dificuldades da Espanha em fechar um acordo que possibilite a formação de um governo e disse apoiar o partido Podemos. Sobre a atuação do rei espanhol neste processo, Mujica foi enfático. “Tenho simpatia pelo velho rei, que é uma caveira, um velho bandido, mas cumpriu um papel importante em um momento crucial da Espanha”, disse.