Apoie o DCM

Mujica diz que Argentina atrapalha Mercosul

Do dw:

O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou em entrevista publicada neste sábado (28/02) que o antiquado modelo de política interna da Argentina – “típico de 1960” – cria problemas para o desenvolvimento do Mercosul, ainda que a nação vizinha “tenha feito gestos” para melhorar a integração.

“A Argentina está inserida em um projeto, na minha opinião, muito fechado, e isso traz consequências para a região”, afirmou o mandatário na edição deste sábado do jornal uruguaio El País. Mujica, de 80 anos, deixa o cargo neste domingo, quando passará o comando do país sul-americano para seu antecessor e aliado, Tabaré Vázquez.

Mujica definiu o projeto político da Argentina como “típico de 1969, para escolher uma data”, ao passo que, em sua definição, o Uruguai encontra-se “na época da integração”. “Creio que essa política interna da Argentina nos cria problemas para o desenvolvimento do Mercosul”, indicou o presidente sobre o bloco formado ainda por Brasil, Paraguai, Venezuela e Bolívia.

Ele assinalou que isso não significa que a Argentina “não tenha feito gestos”, já que na visão dele o país vizinho “tem feito muitos”, mas sofre a “imposição do modelo que assumiu, e isso é contraditório com a integração do Mercosul”.

O presidente uruguaio assegurou que faz uma “crítica em família” e que “quando a Argentina vai bem, o Uruguai vai melhor”, mesmo que muitos uruguaios não se deem conta disso, afirmou.

Mujica trabalhou durante os cinco últimos anos para melhorar as relações bilaterais com a Argentina e desarmou a maior crise das últimas décadas entre os dois países. O imbróglio se iniciou em 2006 por causa da instalação de uma fábrica de papel em um rio fronteiriço.