Apoie o DCM

Mujica diz que juízo antecipado do impeachment não faz bem à imagem do Brasil

Da rba:

O ex-presidente e atual senador uruguaio José Pepe Mujica criticou ontem (27), para mais de 4 mil pessoas, em Curitiba, o juízo antecipado que se faz sobre o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. “Fala-se publicamente como se essa decisão já tivesse sido tomada, e esse gesto antecipa a decisão do Senado brasileiro. Isso não faz bem à imagem do Brasil. Espero que, com o tempo, isso possa ser superado”, afirmou, lembrando que o processo ainda depende de votação final. A plateia reagiu aos gritos de “Fora, Temer”.

O seminário Democracia na América, promovido pelo Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também contou com a participação do senador Roberto Requião (PMDB-PR), do professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Gilberto Maringoni e docentes da UFPR.

Mujica lembrou que a democracia também está em constante construção, que não é estática, e que depende da ação daqueles que não se conformam com os seus limites, e que é papel da política sonhar e lutar por um mundo melhor . “A democracia nunca está terminada, nunca está perfeita. Não podemos nos conformar com a miserável democracia contemporânea”.

Para o ex-presidente uruguaio, a democracia não pode se orientar apenas por valores econômicos e a busca pelo crescimento. “Temos que lutar é por uma sociedade diferente, por transformar a civilização, em que a prioridade seja viver e não trabalhar.”