Apoie o DCM

Novo líder do governo no Senado, Aloysio Nunes é mais um citado na Lava Jato

Do Extra:

 

Confirmado como novo líder do governo de Michel Temer no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP) é mais um nome escalado pelo presidente em exercício que é alvo da Operação Lava Jato.

Aloysio teve seu nome incluído em um inquérito do STF (Supremo Tribunal federal), em fevereiro, pelo ministro Celso de Mello. Apesar do inquérito em que o senador aparece não fazer parte dos arquivos da Lava Jato, seu nome foi citado na delação do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, realizada no âmbito da operação da PF. O inquérito, que também conta em suas linhas com o nome do ex-ministro do governo Dilma Aloizio Mercadante, segue em sigilo na Corte.

O nome de Aloysio foi incluído no inquérito a pedido da Procuradoria-Geral da República. “O pagamento de vantagens pecuniárias indevidas a Aloysio Nunes Ferreira e Aloizio Mercadante pelo grupo empresarial UTC, em valores em espécie e inclusive sob o disfarce de doação eleitoral ‘oficial’ pode configurar os crimes de corrupção passiva ou de falsidade ideológica eleitoral e de lavagem de dinheiro”, escreveu a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, ao STF em novembro de 2015.

Aloysio foi candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves, derrotado nas eleições de 2014. Filiado ao Partido Comunista no período da ditadura militar, o senador está no PSDB desde 1998. Foi secretário-geral da Presidência e ministro da Justiça durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2010, foi eleito para o Senado por São Paulo com cerca de 10,5 milhões de votos.