Apoie o DCM

O inédito veto no transporte público de Londres a publicidade com corpos ‘inatingíveis’

Da BBC:

O veto no sistema de transporte público de Londres a anúncios que trazem pessoas “perfeitas” – e muitas vezes fazem quem as vê sentir vergonha de si mesmo – entra em vigor nesta sexta-feira.

Toda propaganda que usar “imagens não-saudáveis” do corpo humano será removida, medida colocada em prática pelo recém-eleito prefeito da cidade, Sadiq Khan.

Ele havia prometido em sua campanha eleitoral combater toda publicidade que pode fazer com que cidadãos se sintam pressionados a buscar um corpo pouco representativo da maioria da sociedade.

Estas imagens recorrentes na indústria publicitária “têm grandes chances de criar problemas de autoestima, especialmente entre os mais jovens”, disse Khan em um comunicado.

“Como pais de duas adolescentes, fico extremamente preocupado com esse tipo de propaganda, que pode aviltar as pessoas, especialmente mulheres, fazendo com que sintam vergonha de seus corpos. Está na hora de dar um fim a isso.”

O combate a estes anúncio, conhecidos pela expressão em inglês “body-shaming ads”, veio após uma polêmica em torno de um anúncio de produtos para perder peso veiculado no metrô londrino no ano passado.

Produtores de ‘Game of Thrones’ avisam aos fãs: série terá só mais 13 horas pela frente
A empresa Protein World promoveu sua linha de suplementos alimentares usando uma modelo bronzeada que usava um biquini amarelo, exibindo um corpo trabalhado e uma cintura incrivelmente fina, junto com a frase: “Seu corpo está pronto para a praia?”.

O anúncio gerou muitas críticas e mais de 400 reclamações foram feitas à Autoridade de Padrões Publicitários do Reino Unido, dizendo se tratar de uma propaganda “ofensiva” e “irresponsável”. Uma petição para que fosse removida reuniu mais de 71 mil assinaturas em questão de dias.

“A Protein World está mirando diretamente em certos indíviduos, fazendo com que se sintam inferiores fisicamente. A questão que gostaria de colocar a quem aprovou o anúncio: o que é um ‘corpo pronto para a praia’? E quem não se enquadra nisso?”, diz a autora da petição Charlotte Baring no site Change.org.

É possível fazer amigos de verdade usando aplicativos online? Repórter testa ferramentas
Essa raiva transbordou para as ruas, com um protesto realizado no Hyde Park em que manifestantes seminus defendiam que “todos os tipos de corpos são aceitos”.

O órgão fiscalizador da indústria disse ser pouco provável que o anúncio gerasse “ofensas graves ou amplas” – ao mesmo tempo em que, numa reviravolta irônica, houve um grande salto de vendas dos produtos da Protein World.

“Isso não é feminismo, é extremismo”, disse a empresa por meio de sua conta na rede social Twitter.

(…)