Apoie o DCM

Os candidatos celebridades de 2014

O que um astronauta, um cirurgião plástico e um ator pornô têm em comum? A pergunta poderia ser o mote de uma piada, mas a resposta é mais do que séria: todos eles usarão a notoriedade de suas atividades anteriores para disputar seu voto nas eleições 2014.

Não é de hoje que personalidades tentam trocar os holofotes pelos palanques. Mas nem todos têm a mesma sorte do humorista Tiririca, que foi eleito deputado federal em 2010 com 1,3 milhões de votos – e agora tentará a reeleição.

Enquanto o deputado Romário tenta voar mais alto concorrendo ao Senado neste ano, o também ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca tentará ser eleito pela primeira vez como deputado estadual, após as tentativas frustradas como vereador, em 2012; e deputado federal, em 2010.

Para a disputa em outubro, o que não falta são atletas, cantores, ex-BBBs, artistas e famosos (ou quase), que são convidados a entrar na política na tentativa de que sua popularidade tenha reflexo nas urnas.

A possibilidade de votos a mais chama a atenção dos partidos, principalmente porque pode garantir vagas também para outros nomes da legenda ou da coligação, devido ao funcionamento proporcional no nosso sistema eleitoral.

Saiba Mais: exame