Apoie o DCM

Os judeus que desaprovam a política de Israel para Gaza

A ofensiva de Israel na Faixa de Gaza é condenada por muitos na comunidade internacional.

Mas também há dentro do país quem se oponha à operação.

Estas pessoas formam uma parte minoritária e bastante diversificada da sociedade israelense, segundo especialistas.

Um sinal do descontentamento de um segmento da comunidade judia com a postura de seu governo é um vídeo que se popularizou na internet nos últimos dias. Nele, um jovem judeu americano que protesta em defesa dos palestinos e critica o papel dos Estados Unidos no conflito é preso pela polícia.

O vídeo foi feito há alguns anos, mas a mensagem ainda se mantém válida e reflete o sentimento de judeus que repudiam as ações israelenses contra os palestinos.

Ainda que não necessariamente apoiem o Hamas, o grupo palestino engajado em combates com Israel, estes ativistas argumentam que não há provas de que o movimento seja culpado pela morte dos três adolescentes israelenses que serviu de estopim para o recente conflito.

Uma das organizações críticas a Israel é a Rompendo o Silêncio, formada por soldados israelenses decepcionados com sua experiência. Seu porta-voz, Eran Efrati, um ex-soldado de 29 anos que vive em Jerusalém, considera um “massacre” a campanha de seu país em Gaza.

Para ele, “há um cerco de mais de dez anos a Gaza e uma ocupação de mais de 65 anos”. “Estamos oprimindo seres humanos e, claro, devemos esperar resistência”, afirma.

Saiba Mais: bbc