Apoie o DCM

Paris adota medida radical para pôr fim a ‘cadeados do amor’

image

Para lutar contra o fenômeno dos “cadeados do amor” que milhares de casais colocam regularmente nas pontes parisienses para selar sua união, a prefeitura da capital francesa está trocando as antigas grades de ferro por painéis de vidro.

A prefeitura já instalou dois deles na famosa Pont des Arts e um terceiro deve ser colocado nos próximos dias.

Segundo as autoridades, a moda de pendurar cadeados representa dois problemas importantes: a degradação do patrimônio público e riscos para a segurança das pessoas, em razão do peso excessivo provocado pelo acúmulo desses objetos, que também abala a estrutura das pontes.

Em junho, uma das grades da Pont des Arts caiu devido ao peso. Ela continha 500 quilos de metal, quatro vezes a carga máxima possível, de acordo com a prefeitura. Não houve feridos no incidente.

O peso total dos cadeados apenas nessa ponte pode chegar a 54 toneladas, nos cálculos das autoridades municipais.

Foi justamente na charmosa ponte para a circulação de pedestres – que tem piso de madeira e já foi cenário de diversos filmes – que começou em Paris, a partir de 2008, a moda de colocar cadeados nas grades para selar o amor do casal e depois jogar a chave no rio Sena.

Depois, o fenômeno se espalhou por várias outras pontes da cidade. Alguns casais colocam cadeados pesados e enormes, como os usados para evitar furtos de bicicletas.

São sobretudo os turistas estrangeiros que colocam os cadeados. Nesses locais, é possível ver inscrições em várias línguas.

Saiba Mais: bbc