Apoie o DCM

Pedro Cardoso se junta a grevistas da EBC no Rio quando se preparava para gravar programa

 

O ator Pedro Cardoso foi à TV Brasil, no Rio de Janeiro, para gravar participação no programa “Sem Censura”.

Ao deparar com a greve dos trabalhadores da EBC, juntou-se à mobilização e se comprometeu a gravar um vídeo em apoio aos grevistas.

Segundo a CUT de Brasília, assembleia realizada na quinta (22) manteve a paralisação, iniciada no dia 14. Na próxima sexta-feira (24) haverá nova assembleia, às 13h, mas a expectativa é de manutenção do movimento, já que a empresa está intransigente e até lá não há nenhuma reunião agendada entre trabalhadores e patrões.

A EBC entrou com pedido de dissídio coletivo, alegando que a greve é abusiva, e exigiu o retorno de 60% do efetivo às atividades. No entanto, segundo o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, a paralisação foi deflagrada devido à intransigência da EBC. A empresa apresentou proposta de reajuste zero e, de acordo com a entidade, impõe a retirada de direitos e benefícios.

Os patrões suspenderam as negociações. “A empresa vem atuando com ações contínuas de ataques aos trabalhadores. A categoria está mobilizada mostrando que não aceita o congelamento de salário e a retirada de direitos”, diz o coordenador-geral do sindicato, Gésio Passos. Ele alega que a categoria quer negociar, mas a empresa não tem respostas satisfatórias.

A paralisação tem a adesão de cerca de 70% dos trabalhadores do quadro efetivo, segundo o sindicato, e a categoria reivindica 4% de reajuste para repor a inflação do período. Depois de oito rodadas de negociação, a direção da EBC não aceita o reajuste de nenhuma cláusula econômica e mantém a proposta de reajuste zero, tanto para salários como para benefícios.