Apoie o DCM

Planalto anuncia que Cardozo deixa o Ministério da Justiça e assume a Advocacia Geral da União

Do G1:

O Palácio do Planalto anunciou em nota nesta segunda-feira (29) que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deixará o cargo. Após deixar a pasta, Cardozo irá assumir a Advocacia-Geral da União, no lugar de Luís Inácio Adams, que também deixará o posto.

Para o lugar de Cardozo, o governo convidou o procurador baiano Wellington Cesar Lima e Silva, que atuou no governo da Bahia na gestão Jaques Wagner, atual ministro-chefe da Casa Civil.

O governo também anunciou nesta segunda o nome de Luiz Navarro para assumir a a Controladoria-Geral da União (CGU).

(…)

Antes mesmo de o Planalto confirmar a saída de Cardozo, a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) divulgou nota nesta segunda qual manifestou “extrema preocupação” com a eventual mudança na pasta. Para a entidade, a saída dele se daria por “pressões políticas para que controle” os trabalhos da PF.

A saída de Cardozo ocorre em meio ao processo de impeachment que a presidente enfrenta na Câmara dos Deputados. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) analisa, a pedido do PSDB, se houve abuso de poder econômico por parte da campanha que a reelegeu em 2014.

A nota divulgada pelo Palácio do Planalto:

NOTA

A presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deixará a pasta e assumirá a chefia da Advocacia Geral da União, em substituição ao ministro Luiz Inácio Adams que solicitou o seu desligamento por motivos pessoais.

Assumirá o Ministério da Justiça o ex-Procurador Geral da Justiça do Estado da Bahia, Dr. Wellington César Lima e Silva.

Assumirá  o cargo de ministro-chefe da Controladoria Geral da União, o Sr. Luiz Navarro de Brito.

A presidente da República agradece os valiosos serviços prestados ao longo de todos estes anos, com inestimável competência e brilho, pelo Dr. Luís Inácio Adams, e deseja pleno êxito à sua atividade profissional futura.

Agradece ainda ao ministro-interino da CGU  Sr. Carlos Higino pela sua dedicação.