Apoie o DCM

PMs envolvidos em chacina na Grande SP têm prisão revogada

Do G1:

 

O Tribunal de Justiça Militar de São Paulo revogou a prisão de sete policiais militares presos suspeitos de participarem da chacina que deixou 19 mortos em Osasco, Barueri e Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo, em agosto do ano passado. Segundo a Corregedoria da PM, as prisões foram revogadas na sexta-feira (12) porque o processo será encaminhado para a Justiça de Osasco, consta em nota da Secretaria estadual da Segurança Pública (SSP-SP) enviada neste sábado (13).

Dos sete policiais, quatro foram soltos na sexta-feira, mas ficarão sob a responsabilidade da Corregedoria, cumprindo expediente administrativo, de acordo com a SSP-SP. Os demais policiais permanecem presos porque tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça comum. Os nomes dos policiais que foram soltos e dos que seguem presos não foram divulgados pela secretaria. Na Polícia Militar, existe um processo administrativo em andamento contra os policiais, segundo a SSP-SP.

O primeiro detido foi o soldado Fabrício Emauel Eleutério, ainda em agosto do ano passado. Ele nega participação. Outros cinco PMs e o coordenador da Guarda Civil Metropolitana de Barueri também já haviam sido presos, em outubro, durante uma grande operação conjunta da Polícia Civil e da Corregedoria da Polícia Militar, que, além das prisões, cumpriu 26 mandados de busca e apreensão em diferentes endereços de São Paulo.

Na oportunidade, outros dois PMs também foram presos, em flagrante, mas não pela efetiva participação na chacina. Eles são investigados pelo crime, mas foram detidos porque, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a polícia encontrou armas e munições irregulares em suas residências. Um cabo foi o oitavo suspeito preso por envolvimento no caso, em novembro.