Apoie o DCM

Romenos e búlgaros ganham acesso irrestrito ao mercado de trabalho de países europeus e geram temor de ‘invasão’

 

Cidadãos romenos e búlgaros terão acesso irrestrito aos mercados de trabalho britânico e de outros oito países da União Europeia a partir desta quarta-feira, quando caem as barreiras que até então os impediam de procurar emprego no país.

A decisão vem gerando polêmica na Grã-Bretanha, fomentada por temores de que uma possível migração em massa para a Grã-Bretanha sobrecarregue os sistemas públicos de educação e saúde e reduza as oportunidades de trabalho para os britânicos.

Restrições semelhantes a búlgaros e romenos que vigoravam em Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Malta, Espanha e Holanda também serão suspensas neste 1º de janeiro.

Ministros do governo de coalizão britânico afirmam que as restrições não podem mais ser estendidas, mas que vão reduzir acessos a benefícios estatais e que no futuro pretendem endurecer as regras de livre circulação no país.

O governo não divulgou estimativas de quanto imigrantes búlgaros e romenos devem entrar no país, mas a organização Migration Watch, que defende regras mais duras para imigrantes, prevê que até 50 mil pessoas possam chegar ao país por ano nos próximos cinco anos.

 

SAIBA MAIS

BBC BRASIL