Apoie o DCM

Secretário atribui massacre em Roraima ao PCC e diz que corpos foram decapitados

Da BBC Brasil:

 

Pelo menos 33 pessoas morreram em um massacre nesta madrugada na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima – a maior do Estado.

De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, que está no local, não houve rebelião e a matança seria de responsabilidade de presos do Primeiro Comando da Capital (PCC) que estavam concentrados neste centro de detenção.

Segundo o secretário, não foram encontradas, até o momento, armas de fogo no local, mas os corpos estariam “destroçados” e diversos decapitados.

Ele ainda esclareceu que os presos das duas principais facções do país – o PCC e o Comando Vermelho (CV) ficam em locais separados na região. Em outubro de 2016, uma briga entre as duas facções provocou a morte de 10 detentos na mesma penitenciária.

As mortes em Roraima acontecem poucos dias depois que uma rebelião, provocada pela guerra entre duas facções – o PCC e a Família do Norte, aliada ao CV, deixou 56 presos mortos em Manaus, no Amazonas.

A briga entre o PCC e o CV se intensificou no final do ano passado, quando foi quebrada uma trégua entre os dois grupos que agem dentro e fora das prisões do país. Em outubro, as mortes de ao menos 18 detentos em prisões de Roraima e também de Rondônia foram consideradas os primeiros efeitos desta reconfiguração do crime organizado.

Na época, a BBC Brasil conversou com a socióloga Camila Nunes Dias, professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, e autora de “PCC: Hegemonia nas prisões e monopólio da violência”. Segundo ela, o fim da aliança – que pode ter ocorrido por uma disputa pelo controle de presídios – poderia gerar mais mortes em penitenciárias e acirrar as tensões também nas ruas.