Apoie o DCM

Serra falava em deixar o governo desde dezembro por falta de “protagonismo”, diz colunista

Segundo o jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, desde dezembro Serra dava sinais à cúpula do PSDB de que queria deixar o cargo no ministério das Relações Exteriores.

Prossegue Camarotti: “Segundo relatos, Serra demonstrou desânimo com o estado de saúde nos últimos dois meses. Por causa disso, estava reduzindo a agenda no Itamaraty desde as últimas semanas. Com problemas na coluna, Serra chegou a fazer um desabafo a alguns tucanos.

Recentemente, a notícia de que ele poderia deixar o ministério circulou com força entre aliados no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. Questionado por alguns parlamentares, Serra admitiu que havia pensado em deixar o governo, mas que já estava melhor e não cogitava mais sair.

No PSDB, a avaliação é que o agora ex-chanceler aproveitou uma questão de saúde para dar uma solução política para a situação dele.

Serra foi para o governo Temer pensando em ter um protagonismo maior. Inicialmente, cogitava o cargo de ministro da Fazenda. Segundo os próprios tucanos, ele passou a ter um papel “periférico”.

(…)

Outra questão que também passou a atormentar o ministro nas últimas semanas foi o fato de ele ter sido citado em delações de ex-executivos da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. A expectativa é que nas próximas semanas o conteúdo dos depoimentos seja divulgado”.