Apoie o DCM

Temer admite ter participado da reunião da propina de US$ 40 milhões

Do Brasil 247:

Michel Temer admitiu hoje que participou da reunião onde foi acertado o pagamento de propina de 40 milhões de dólares ao PMDB. “Participei de reunião em 2010 com representante de uma das maiores empresas do País”, disse o peemedebista. “A mentira é que eu teria ouvido referência a valores ou negócios escusos da empresa”, afirmou.

Segundo o delator Márcio Faria da Silva, o encontro aconteceu no escritório político de Temer em São Paulo, em 2010, e o valor se referia a 5 por cento de um contrato da Odebrecht com a Petrobras.

“Totalmente vantagem indevida, porque era um percentual em cima de um contrato”, disse Faria no depoimento, quando perguntado se havia ficado claro na reunião que o repasse era relativo a pagamento de propina.

Além de Temer, também participaram da reunião os ex-deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de acordo com o depoimento do delator, que foi divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira após a retirada do sigilo sobre as delações da Odebrecht.

Segundo o delator, a reunião com a presença de Temer foi convocada como uma forma de “confirmação” para um acerto que já havia sido feito anteriormente por um intermediário do PMDB junto à Petrobras. O acordo dizia respeito a um contrato de 825 milhões de dólares para a manutenção de ativos da Petrobras em nove países, que foi vencido pela Odebrecht por meio de fraude no processo licitatório.