Apoie o DCM

Teori, numa de suas últimas entrevistas: “Se o Judiciário começa a determinar tudo que o Legislativo tem que fazer, é a ditadura”

De Teori Zavascki, em entrevista à FGV em 2014 publicada pelo Jota:

 

Ministro, o senhor me permite uma provocação, ou seja, só para ver o senhor reagir. Não havendo esse autocontrole, nós arriscamos uma ditadura do Poder Judiciário no Brasil?

Claro, se for levado assim… mas será o fim do Judiciário também. Nós não gostamos de ditadura, ninguém gosta. Agora, evidente que se você levar às últimas consequências, se o Judiciário começa a determinar tudo que o Legislativo tem que fazer e assumir o lugar do Legislativo, se disser tudo que o Executivo tem que fazer e o fizer no lugar do Executivo, acabaram-se os outros poderes, é a ditadura. Claro que não estou dizendo que isso esteja acontecendo, mas respondendo a pergunta do ponto de vista teórico é isso. Aliás, quando se estuda o ativismo judicial, que também é um fenômeno, parece, histórico, não só do Brasil, mas de outros países, o que se chama isso aí é de ditadura do Judiciário, a expressão é essa.