Apoie o DCM

Timing é tudo: Lula é intimado a depor sobre delação de Delcídio na Lava Jato

Do JornalGGN:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi intimado a depor em Brasília, no dia 17 de fevereiro, sobre a investigação de suposta obstrução da Justiça, por tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.

O processo é parte da delação do ex-senador Delcídio do Amaral, que sequer foi confirmada pelo próprio executivo, Cerveró. Lula é réu na investigação e irá conceder informações aos investigadores da Operação lava Jato.

A delação de Delcídio foi vazada em março do último ano. Além de acusar o ex-presidente, o ex-parlamentar alvo da Lava Jato delatou que Dilma Rousseff também teria tentado interferir nas investigações, com a ajuda do então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quando nomeou Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os investigadores não conseguiram comprovar o frágil depoimento do ex-senador, que menciona apenas “Lula me disse” ou “Lula me pediu”. Em outros momentos, Delcídio se contrariou ao admitir em entrevistas que “tentou alertar várias vezes” a presidente afastada Dilma e o ex-presidente Lula das consequências de o Planalto não brecar as investigações da PF e do MPF.

Na delação à Procuradoria-Geral da República, o parlamentar baseia toda a denúncia contra o ex-presidente Lula acusando-o de se reunir com o chefe de gabinete Diogo Ferreira, José Carlos Bumlai e o filho Maurício Bumlai para comprar o silêncio de Cerveró por R$ 250 mil.

Posteriormente, colocou em cheque as informações ao dizer que tanto Dilma, quanto Lula negaram ouvir os “alertas” de Delcídio, e que ambos decidiram “deixar [as investigações] assim”, na “estratégia” de que a então presidente Dilma, ao final, “sairia fortalecida do processo”.

Segundo informações de Monica Bergamo, Lula deve agora depor, no dia 17, mas pedirá para ser ouvido por videoconferência, desde São Paulo.