Apoie o DCM

TSE determina que PT tire do ar propaganda que diz que Aécio se recusou a fazer bafômetro

O ministro Tarcísio Carvalho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão liminar (provisória), determinou que o PT retire do ar trechos de propagandas que fazem acusações ao candidato Aécio Neves (PSDB), rival da petista Dilma Rousseff no segundo turno.

Uma das propagandas que o PT deve tirar do ar acusava Aécio de se recusar a fazer teste do bafômetro em uma blitz no Rio, em 2011. A campanha do PSDB acionou o TSE e alegou que “a intenção da propaganda seria levar o eleitor a crer que ele teria praticado infração gravíssima de trânsito, quando, na verdade, a punição fora somente por estar com a carteira nacional de habilitação vencida, infração muito diferente e muito menos gravosa do que a condição de se negar a fazer o teste do bafômetro”.

O ministro justifica que tomou a decisão de suspender a propaganda baseado em entendimento firmado pelo TSE na última quinta (16), segundo o qual as propagandas eleitorais gratuitas em cadeia nacional de rádio e TV não podem servir para “atacar” candidato adversário, mas sim para debater propostas.

Outra decisão do TSE em favor da campanha de Aécio determina que o PT retire do ar também trechos com paródia da música “Oh, Minas Gerais”. A propaganda dizia “ Oh, Minas Gerais, oh, Minas Gerais, quem conhece Aécio não vota jamais…” A liminar foi concedida, nesse caso, pelo ministro Admar Gonzaga. Ele também adotou o entendimento firmado na última quinta pelo tribunal.

Saiba Mais: g1