Apoie o DCM

Vargas avisa que vai renunciar ao mandato

O deputado André Vargas (PT-PR) decidiu renunciar ao mandato. Ele comunicou ontem sua decisão ao presidente do PT, Rui Falcão. A formalização da renúncia deve ocorrer nesta terça-feira, 15.

“Eu vejo que já me julgaram sem provas e quero proteger minha família”, disse Vargas ao Estado. “Estou sofrendo muito porque não pratiquei nenhum crime. O máximo que fiz foi advocacia administrativa.”

Licenciado da Câmara dos Deputados desde a semana passada, Vargas é alvo de processo no Conselho de Ética da Casa por suas ligações com Um doleiro preso pela Polícia Federal em 17 de março durante a Operação Lava Jato.

A relação entre ambos foi descoberta em grampos telefônicos feitos pela PF, que investigava atos ilícitos de Youssef. Embora não fosse alvo da interceptação, já que detentores de foro privilegiado só podem ser investigados com autorização do Supremo Tribunal Federal, Vargas foi flagrado porque trocou mensagens de celular com o doleiro.

Desde que o caso veio à tona, Vargas vinha sendo rifado pelo Planalto e por alas do PT. O ex-presidente Lula afirmou, em entrevista, que Vargas devia se explicar “para o PT não pagar o pato”.

Nos últimos dias, os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e o presidente do PT, Rui Falcão, cobraram do deputado uma atitude para não prejudicar as campanhas de Alexandre Padilha, em São Paulo, da senadora Gleisi Hoffmann, no Paraná, além da presidente Dilma Rousseff.

Saiba Mais: estadão