Grampo foi encontrado na casa de Lula após operação da Polícia Federal. Por Kiko Nogueira

Atualizado em 7 de março de 2016 às 23:54
Porta arrombada no Instituto Lula
Porta arrombada no Instituto Lula

 

Uma das pessoas que estiveram no apartamento de Lula depois da operação da Polícia Federal na sexta-feira, dia 4, contou ao DCM que um grampo foi encontrado no sofá.

O dispositivo de escuta foi localizado após uma varredura no imóvel — algo realizado com frequência tanto na casa em São Bernardo do Campo quanto no Instituto Lula, no bairro do Ipiranga.

Não se sabe a procedência do grampo, quando exatamente ele foi instalado e se é legal — ou seja, autorizado por um juiz.

O delegado responsável pelo procedimento afirmou, em despacho para Sergio Moro, que bateu à porta do ex-presidente às 6h da manhã com um mandado de busca e apreensão e que a entrada dos agentes foi autorizada por Lula.

Luciano Flores escreveu que sugeriu a Lula que eles saíssem o mais rápido possível, “antes da chegada de repórteres” — como se os jornalistas não tivessem sido avisados na véspera e não estivessem de plantão.

Na segunda, dia 7, o Instituto Lula mostrou à imprensa alguns dos sinais da visita da PF: caixas reviradas e uma porta arrombada, cuja chave estava com uma funcionária.

“Bastava ter pedido”, afirmou o diretor da instituição, Celso Marcondes.

 

Captura de Tela 2016-03-07 às 17.31.33