Santa Maria, dois meses depois

Atualizado em 31 de março de 2013 às 20:31

Os pessimistas estavam certos: nada mudou.

santa-maria-marcha-4-2013-01-29-size-598

Passados dois meses da Tragédia de Santa Maria, uma coisa ficou clara: os pessimistas tinham razão. Nada aconteceu. Nem nada vai acontecer.

Não mudou e, claramente, não vai mudar a nossa atitude em relação à vida noturna. E, francamente, se não mudou com isso, não muda com nada.

O primeiro erro que deveria ser corrigido, apontado desde o primeiro dia de cobertura aqui no Diário, é a existência de comandas pagas no fim da noite. Sem elas, o caminho estaria livre para sair, as portas estariam desimpedidas.

Entre outras coisas, isso poderia mudar até a arquitetura dos lugares. Os caixas da Kiss, por exemplo, ficavam no caminho da saída, naturalmente. Construíram-se caixas onde deveria haver portas de emergência. Outra coisa: quando a pessoa já pagou pelo consumo, as portas de emergência podem ficar destrancadas – o que não acontece hoje. Quando elas existem, ficam trancadas para que as pessoas não saiam sem pagar. Pode testar na sua próxima balada: dê uma empurradinha na porta de emergência e veja se ela abre.

Como expliquei na ocasião, as comandas têm um único objetivo: aumentar o consumo. Ponto final. Com a comanda, o cliente não sente que está consumindo. Todo o resto é papo.

O segundo erro gravíssimo: nossa preferência pelo silêncio à segurança. Aí é mais complexo, afinal não envolve só os consumidores das casas, mas toda a sociedade. Quero dizer, se você não gosta da segurança de um lugar, pode simplesmente não voltar – você deixa o mercado se auto-regular. Mas quando o assunto é barulho, envolve gente que já costuma não querer essas baladas por perto.

Mas vejamos o resultado disso: alguém aí notou nas imagens a grossura da parede da Kiss? Ela servia para segurar o som dentro da casa. Não é a espuma que faz essa função. Esse material tão citado nas reportagens serve apenas como tratamento acústico – diminui a reverberação dentro do local. O que faz o isolamento é lã de vidro (ou de rocha) e paredes de alvenaria.

Por isso paredes tão grossas. Por isso não havia janelas.

Existe um outro problema quando falamos em acústica: vazamento. Som é como água – se há um buraco, ele vaza. Quanto mais portas, mais vãos; quanto mais vãos, mais vazamento. Janelas, ventilação, qualquer coisa que não seja parede – dupla de preferência –, vaza.

Seguindo essa lógica, se você quiser fazer silêncio, não fará portas.

Tudo bem. Entendo se você estiver pensando que, dane-se, se o cara quiser fazer uma balada, tem que se virar com isso. Mas qual mensagem nós, sociedade, estamos passando quando fazemos uma pressão gigantesca por leis do silêncio, ficamos neuroticamente chamando a Policia por cada barulhinho mais alto que ouvimos, e não fazemos nada quando vemos que faltam extintores de incêndio numa balada?

Essa pressão toda levou as multas contra ruído a custarem até R$ 30 mil reais. O dono de um pequeno bar que leva duas dessas já quebrou automaticamente.

A multa por falta de alvará é de aproximadamente R$ 3 mil. Dez vezes menor. Então o que o dono do pequeno bar faz? Tira seu alvará ou constrói paredes?

Não estou falando que isso justifique construir paredes no lugar de saídas de emergência. O que estou falando é que a vida é mais cara que o barulho, e quando nós cobramos tão menos por ela, tem alguma coisa muito desequilibrada no Estado, nas autoridades e em nós mesmos.

Por isso, eu não consigo pensar em nada que não seja desejo por maldição eterna à nossa covarde complacência, razão pela qual nada aconteceu e nada vai acontecer. Num futuro incerto, a lápide da próxima vítima de algo parecido deveria ter escrito “morreu porque alguém resolveu prender o fodido do cantor ao invés de resolver um problema de verdade”.

Compartilhar
Artigo anterior“Zezé Di Camargo me toca mais que Vinícius de Moraes”
Próximo artigoSanta Maria, dois meses depois
Emir Ruivo é músico e produtor formado em Projeto Para Indústria Fonográfica na Point Blank London. Produziu algumas dezenas de álbuns e algumas centenas de singles. Com sua banda, Aurélios, possui dois álbuns lançados pela gravadora Atração. Seu último trabalho pode ser visto no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=dFjmeJKiaWQ