1 em cada 5 jovens não trabalha nem estuda no país, aponta IBGE

Atualizado em 6 de dezembro de 2023 às 13:20
Cidadãos brasileiros caminham em rua. (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa recente do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (6), revelou que cerca de 10,9 milhões de adolescentes e jovens brasileiros, com idades entre 15 e 29 anos, encontram-se fora do cenário educacional e do mercado de trabalho.

Essa estatística representa um em cada cinco brasileiros nessa faixa etária, indicando uma parcela significativa da população jovem sem atividades acadêmicas ou ocupacionais.

Os dados coletados pela Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE, referentes a 2022, categorizam como desocupados aqueles que estão desempregados, seja procurando ou não uma oportunidade de trabalho.

Jovens de 15 a 29 anos que não estudam e não trabalham. (Fonte: IBGE)

Disparidades de gênero e etnia

O estudo destaca disparidades significativas entre diferentes grupos demográficos, especialmente em relação ao gênero e etnia. Notavelmente, 43,3% das mulheres pretas ou pardas encontram-se nessa situação, contrastando com 24,3% dos homens pretos ou pardos, 20,1% das mulheres brancas e 11,4% dos homens brancos.

Tal discrepância, segundo especialistas, ressalta a necessidade de abordagens específicas para lidar com as barreiras enfrentadas por mulheres negras na busca por educação e oportunidades de trabalho.

A pesquisa identifica que a maior proporção de mulheres nessa situação está relacionada a afazeres domésticos e ao papel de cuidadoras de familiares.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link