10 anos do assassinato de Duda do Marapé, o MC mais genial do funk de SP. Por Guilherme Lucio

MC Duda do Marapé foi assassinado aos 27 anos

No aniversário de 10 anos da morte do MC Duda do Marapé, o jornalista Guilherme Lucio escreveu um artigo no Twitter sobre o funkeiro.

Considerado um dos MCs mais importantes de SP, Duda foi assassinado na Baixada Santista aos 27 anos, num crime que segue até hoje sem solução.

Leia abaixo o artigo de Guilherme Lucio:

12 de abril. 10 anos do assassinato do MC Duda do Marapé, o MC mais genial do funk de SP.

Seu maior hit, Lágrimas, foi feito na antiga Febem, estourou com um versão improvisada e derrubou um site.

Ainda na adolescência, Eduardo Antônio Lara foi apreendido e levado para a Febem (hoje Fundação Casa). Lá dentro ele escreveu a música que marcou sua carreira. o começo diz: “Lágrimas cai quem já passou no sofrimento. Coração bate acelerado, mó saudade…”.

 

Pouco tempo depois que saiu do internato, no começo dos anos 2000, Duda foi para a casa do DJ Baphafinha e apresentou a letra ao produtor – eles eram vizinhos na cidade de Santos.

Baphafinha pirou. Duda, que estava começando no funk, ficou de produzir o trampo numa outra visita.

Mas o MC não tinha essa de esperar. Genioso, decidiu cantar a música só no tamborzão num dos seus shows.

À época, lá em meados de 2005/2006, era normal gravação do áudio dos bailes. O arquivo foi disponibilizado no site Funkmp3 (quem conhece, já é grupo de risco). Nascia um hit.

Poucas horas depois de subir a música, o tráfego foi tão grande que o site, recém criado, caiu. E o servidor era bom, pago na gringa.

Sim, a música que ninguém conhecia viralizou numa época em que as redes “engatinhavam”. Todo funkeiro queria ter Lágrimas no seu tocador de MP3.

Aí você pensa: ok, a música estourou, tá na hora de fazer uma produção e aumentar o sucesso.

Só que não.

Duda até foi pra um estúdio (o da produtora Litoral Funk), mas a versão produzida não virou. Ela é uma das faixas do álbum “Sorrir”. (a partir de 20:26)

Duda era genial. Uma música explodir só com a versão inédita e ao vivo é uma prova disso (hoje chamamos de prévia).

Lágrimas tem mais de 11 milhões de visualizações. O número é impressionante para um MC “nichado”, que teve uma carreira feita no pré-YouTube.

Lá nos anos 2000, a Baixada rivalizava com o RJ na produção de grandes sucessos. Duda era um MC “da nova safra”.

Qual seria o tamanho do cantor se ele não fosse assassinado?

Duda foi um dos quatro MCs assassinados no mês de abril entre 2010 e 2012 na Baixada Santista. todos referência para cultura.

Até hoje, a autoria das mortes segue como mistério.

Arte: Dennis Romano

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!