10 Melhores destinos brasileiros para curtir o frio no inverno

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 13:53

O Brasil é um país com as mais variadas paisagens e com destinos para todos os gostos. E assim como belas praias, temos também incríveis destinos no Brasil para curtir o frio, cada vez mais estruturados e preparados para receber turistas.

O Brasil tem os melhores destinos para curtir o frio no inverno ou o calor no verão. Isso porque a biodiversidade brasileira e o fato de haver as quatro estações bem definidas em várias regiões, fazem com que o país possa ser aproveitado em qualquer época do ano.

Até porque, sendo um país tropical, os invernos não são longos e nem tão rigorosos comparados aos locais do hemisfério Norte ou mesmo abaixo do equador, como Europa, Estados Unidos, Canadá, bem como Argentina e Uruguai.

O clima mais ameno da serra e montanhas brasileiras é simplesmente perfeito para planejar uma viagem no inverno com tudo que se tem direito: passeios culturais, curtir as paisagens, apreciar um bom vinho de frente à lareira.

Obviamente, os melhores destinos brasileiros de inverno costumam ficar lotados na alta temporada, especialmente em julho, que coincide com as férias escolares.

Mas nada impede de planejar com antecedência, separar apenas alguns fins de semana ou aproveitar meses intermediários, como maio e junho ou agosto e setembro, quando as cidades não estão tão cheias.

Há muito o que fazer no inverno e alguns dos melhores destinos brasileiros também possuem cidades vizinhas, que podem ser facilmente incorporadas ao roteiro para estender a estadia e aproveitar ainda mais tudo o que há pra ver e fazer.

Confira abaixo!

1 – Diamantina, Minas Gerais

Diamantina é uma cidade mineira que está a 300 km de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais. É dali que sai uma das rotas turísticas mais populares da região: A Estrada Real.

Diamantina já até recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1999 e desde então tem se voltado para oferecer cada vez mais atrações turísticas.

É uma cidade de passado histórico ligada à extração de diamantes no século XVIII, que ainda conserva casarões e igrejas centenárias na arquitetura colonial da época, em meio às ruas de pedras, que dão um charme especial ao local.

Diamantina costuma oferecer anualmente um lindo espetáculo musical: a Vesperata, um concerto que reúne vários instrumentistas regidos por um maestro para interpretações musicais variadas.

2 – Domingos Martins, Espírito Santo

Domingos Martins é um município capixaba que faz parte da região de Montanhas do Espírito Santo. Por isso,é um dos melhores destinos brasileiros para curtir o frio no inverno da região, já que possui belas paisagens e um clima ameno.

Como a região sofreu fortes influências da colonização européia, por italianos e alemães, a cidade oferece uma excelente gastronomia e vinhos deliciosos.

Se você curte o contato com o ar puro da natureza, banhos de cachoeiras e trilhas na floresta, vai apreciar todos os momentos por lá.

Há vários pequenos produtores locais, que produzem e comercializam seus produtos, como queijos artesanais, cafés e licores.

Além disso,reserve um tempinho para conhecer o Parque Estadual de Pedra Azul, uma região de montanhas de formato muito peculiar, é um ponto turístico famoso na região.

3 – Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Visconde de Mauá é uma pequena cidade no estado do Rio de Janeiro, bem próxima de Minas Gerais e não muito distante de São Paulo.

Essa região serrana possui belas paisagens, que possuem trilhas para cachoeiras e morros, em meio à muito contato com a natureza preservada.

A cidade costuma receber visitantes o ano inteiro, mas é um dos melhores destinos brasileiros para curtir o frio do inverno em um ambiente tranquilo em uma vila pacata, pra lá de romântica.

Além disso, a cidade oferece também muitas atividades para quem curte o ecoturismo e o contato direto com a natureza.

4 – Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos), Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves é uma cidade famosa do Rio Grande do Sul, por se localizar em uma região repleta de vinícolas e fazer parte do Vale dos Vinhedos.

A cidade está a apenas 2 hrs de carro de Porto Alegre, podendo ser facilmente incorporada ao roteiro de quem visita a capital.

Bento Gonçalves é uma cidade de lindas paisagens, que oferece passeios incríveis pelas vinícolas, com direito a observar a produção e degustar bons vinhos.

A gastronomia também é de excelente qualidade, pois a colonização de imigrantes italianos ainda é de grande influência na região da Serra Gaúcha.

5 – Guaramiranga, Ceará

Se você achava que no Ceará não fazia frio, se enganou. Guaramiranga é localizada a cerca de 100 km de Fortaleza e já possui um clima mais ameno.

Os principais passeios na cidade incluem o Mirante do Pico Alto, que oferece uma visão panorâmica da região, o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas, cheio de trilhas em meio à natureza preservado do local.

Ubajara é outra cidade, um pouco mais distante da capital, que fica localizada dentro do Parque Nacional de Ubajara, outro local onde o ecoturismo é a grande atração.

6 – Curitiba, capital do Paraná

Curitiba é a capital do Paraná, e está entre as cidades mais frias do Brasil. Se é curtir o inverno o seu desejo, não há destino melhor que essa metrópole.

A cidade conta com uma excelente estrutura urbana e turística, que oferecem mobilidade e hospedagens de boa qualidade. A gastronomia também é bastante variada, não faltando bares e restaurantes ao local.

É uma cidade muito bem organizada, com muitos jardins e parques, e um cenário cultural vasto que inclui museus, edificações e obras arquitetônicas espalhadas por toda a cidade.

7 – Urubici, Santa Catarina

Urubici fica na Serra Catarinense, a apenas de 3 horas de carro de Florianópolis, a capital de Santa Catarina.

É uma região de paisagens naturais surpreendentes, com cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas — excelente para quem curte o contato de perto com a natureza, mesmo no inverno.

O clima é ameno durante o ano, mas é uma das regiões mais frias do Brasil durante o inverno!

Vale a pena conhecer e gastar uns dias embrenhado nessas montanhas, só curtindo o frio e admirando as belas paisagens.

Já se tiver mais alguns dias extras, vá até a Serra do Rio do Rastro, uma área coberta pela Mata Atlântica, com uma bela estrada tortuosa que corta lindas paisagens do Estado.

8 – Pirenópolis, Goiás

Pirenópolis ou apenas de “Piri” para os íntimos, é uma pequena cidade em Goiás, muito popular nos fins de semana e feriados para quem é da região.

A cidade tem, além de uma arquitetura charmosa por ruas de pedra, também conta com várias cachoeiras ao redor e uma excelente infraestrutura hoteleira para curtir o frio do inverno na região.

Muitas pessoas da região Centro-oeste costumam eleger Pirenópolis um dos melhores destinos brasileiros para passar o inverno, por conta do clima ameno e relaxante desta estação.

9 – Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado é outra cidade gaúcha famosa na época do inverno. Ela está entre as mais procuradas por quem visita a região Sul do Brasil.

A cidade é famosa pela produção de chocolate, seus deliciosos cafés regionais, paisagens incríveis, excelente gastronomia e inúmeras atrações turísticas.

Embora seja um dos melhores destinos brasileiros para curtir o inverno, a cidade recebe turistas o ano inteiro.

Mas no inverno, por causa de suas baixas temperaturas, a cidade fica linda, com direito à atrações na neve (artificial), parques temáticos, passeios de Maria Fumaça, entre outros.

Sem falar que há várias cidades próximas que você pode visitar, como Canela e Bento Gonçalves.

10 – Campos do Jordão, São Paulo

E por fim, Campos do Jordão, que não poderia faltar a esta lista de melhores destinos brasileiros para curtir o inverno.

Não há quem não tenha ouvido falar na cidade e seu Festival de Inverno, que mistura badalação, e ecoturismo, com excelente infraestrutura para todas as idades e gostos.

Campos do Jordão possui belas paisagens naturais, com excelentes passeios por trilhas na floresta, escalada, Mirantes e parques.

Além disso, a cidade oferece gastronomia de excelente qualidade e uma vida noturna bem agitada.

O Festival de Inverno de Campos do Jordão acontece todos os anos em julho, com apresentações de música clássica de fama internacional e muitas outras atrações itinerantes com novidades todos os anos.

Se puder estender o passeio, não deixe de ir à Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha de Campos de Jordão, também ao pé da Serra da Mantiqueira.

É a cidade ideal para quem busca maior tranquilidade e aconchego Os passeios por lá são imperdíveis, com direito à cachoeira, jardins abertos ao público, mirantes e um belo centrinho na Boulevard Araucária, sua avenida principal da cidade.

Outra cidade próxima à Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, é São Bento de Sapucaí, porém sem a mesma badalação.

A boa da cidade é fazer turismo rural, visitando pequenos produtores locais, artesãos e, quem sabe, subir a Pedra do Baú ou a Pedra do Bauzinho, formações rochosas de grandeza natural, que permitem a escalada após um trilha na floresta até lá.