10 perguntas que o Roda Viva não fará ao Boni. Por Moisés Mendes

Boni. Foto: Reprodução/YouTube

Publicado originalmente no blog do autor

O Roda Viva entrevista hoje José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Boni reinou durante 30 anos na Globo e fez ou sabe de coisas que os outros fizeram e que sempre escondeu.

Escreveu um livro de 350 páginas com suas memórias, mas não revelou quase nada. Ficou bem com os Marinho e com os parceiros da TV e da política e só contou vantagens.

Abaixo, 10 perguntas que poderiam, mas certamente não serão feitas ao homem que construiu não só o padrão Globo de qualidade, mas também o padrão Globo de manipulações.

1. A Globo consegue derrubar Bolsonaro, ou a família Bolsonaro é que vai acabar com a Globo?

2. Se Bolsonaro não tivesse declarado guerra à Globo, antes mesmo de ser eleito, hoje a Globo não seria amiga de Bolsonaro?

3. Por que a Globo não conseguiu derrubar Michel Temer?

4. O senhor preparou Collor para o famoso debate com Lula na TV Bandeirantes, em 1989. Poderia ter preparado Bolsonaro para enfrentar Lula em 2018, se Moro não tivesse encarcerado Lula?

5. O senhor já admitiu que a edição do debate de 89, que criou uma falsa vantagem para Collor no Jornal Nacional, foi feita por pressão de Roberto Marinho. O que mais Marinho mandava que fizessem contra Lula?

6. A Globo montou um esquema de manipulação da apuração da eleição de 1982 no Rio, para tentar evitar a vitória de Brizola. O senhor já disse que não sabia do escândalo da Proconsult. Como não sabia se era o homem mais poderoso da Globo depois de Roberto Marinho?

7. A Globo fomentou as passeatas contra Dilma e nunca conseguiu incentivar passeatas contra Temer e Bolsonaro, muito antes da pandemia. Por quê?

8. O senhor desfilava ao lado de bicheiros no Carnaval do Rio. Por que hoje a direita não desfila com os milicianos?

9. O que aconteceria se Bolsonaro, numa manobra política, conseguisse fechar a Globo?

10. De que lado o senhor ficou no golpe contra Dilma em 2016 e quem teve o seu voto em 2018?

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!