100 dias: Lula detona golpismo de Bolsonaro, lembra atos terroristas e lista feitos do governo

Atualizado em 10 de abril de 2023 às 12:50
Presidente Lula em reunião com ministros para debater balanço dos 100 dias de governo – Foto: Reprodução

Em reunião com ministros, nesta segunda-feira (10), para debater e realizar um balanço das ações dos primeiros 100 dias de seu terceiro governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “o Brasil e a democracia voltaram”. O petista listou os feitos do início de sua nova gestão.

“Nós sabemos o que o país passou de 2018 a 2022. As ofensas que o país passou. Que as mulheres sofreram, os negros e negras, os democratas, a Suprema Corte, governadores”, ressaltou o petista ao citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente detonou a postura de Bolsonaro quando estava no comando. “Nunca antes na história do Brasil um presidente da República tinha tratado os entes federados com tanto desrespeito como foram tratados governadores e como foram tratados prefeitos nesse país e como foram tratados deputados mesmo com o orçamento secreto”, declarou.

Ao lembrar os atos terroristas de 8 de janeiro, Lula exaltou a união das instituições contra os bolsonaristas: “Se não fosse a dedicação de você, a compreensão, o momento histórico que estamos vivendo, sobretudo depois da tentativa de golpe, quando a sociedade brasileira viu, depois de muito tempo as instituições brasileiras se juntarem pra defender a democracia”.

“Uma frase muito pequena traduz a enormidade do desafio que cumprimos nesses primeiros 100 dias de governo: o Brasil voltou. Antes de tudo, o Brasil voltou a ter governo. Um governo que se espelha no povo brasileiro e acorda cedo para trabalhar.”

“O Brasil voltou para trabalhar naquilo que deveria ser a razão de ser de todos os governos: cuidar das pessoas. Voltou a cuidar sobretudo dos brasileiros e brasileiras que mais precisam, e que nesses últimos anos foram as principais vítimas da ausência de governo”, afirmou o mandatário.

Lula também destacou algumas ações e programas de seu governo: “O Brasil voltou com ações e programas que ajudaram a resgatar a dignidade, a cidadania e a qualidade de vida do povo: Bolsa Família, Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, Pronasci e tantos outros.”

O petista ainda disse que o Brasil voltou para ser outra vez um país sem fome e voltou a cuidar da saúde, educação, ciência e tecnologia, cultura, habitação e da segurança pública. “O Brasil voltou a cuidar do que era urgente e inadiável: o povo brasileiro”, acrescentou.

Assista abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link