13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome em 2023, diz estudo

Atualizado em 12 de março de 2024 às 7:16
Criança sendo servida em refeitório. (Foto: Reprodução)

Um recente estudo conduzido pelo Instituto Fome Zero, a pedido do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), mostrou que 13 milhões de brasileiros deixaram de enfrentar a fome em 2023.

A pesquisa, divulgada recentemente, utilizou dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE.

O estudo diferencia entre insegurança alimentar moderada, em que as pessoas não têm acesso a três refeições diárias, e insegurança alimentar grave, caracterizada pela falta de comida por um dia ou mais.

Segundo o Instituto Fome Zero, a redução da insegurança alimentar grave está associada à diminuição do desemprego e ao aumento da renda da população, impulsionado por programas de transferência de renda e reajustes do salário mínimo.

A política de valorização do salário mínimo tem um papel significativo nessa melhoria, aumentando o poder de compra da população.

José Graziano, ex-ministro de Combate à Fome e diretor-geral da FAO, destaca que o aumento do salário mínimo beneficia toda a população, mesmo aqueles que não recebem o salário mínimo.

“As pessoas ganharam mais do que perderam com a inflação. Mas o maior elemento é a política de aumento do salário mínimo, que atinge todos os brasileiros, mesmo aquelas pessoas que não ganham o salário mínimo são afetadas”, explica o ex-ministro de Combate à Fome.

Índice de Miséria

O Índice de Miséria, que combina indicadores de desemprego e inflação, caiu para 12,4% em 2023, após um período de crescimento entre 2019 e 2021.

Segundo especialistas, a inflação baixa em 2023 foi um fator crucial para a redução da miséria, especialmente beneficiando os mais pobres.

Cenário em 2020 e agravamento em 2022

Apesar do progresso, o Brasil enfrentou um aumento da insegurança alimentar e nutricional em 2020, agravado pela crise da COVID-19. Em 2022, o país atingiu a marca de 33 milhões de brasileiros sem acesso adequado à alimentação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante café da manhã com jornalistas setoristas, no Palácio do Planalto.

O “Brasil Sem Fome”, lançado justamente em resposta a essa situação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como objetivo eliminar a fome no país até 2030 e reduzir significativamente a insegurança alimentar grave no território brasileiro.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link