Um escritor e uma assassina são o par perfeito do novo Murakami

Atualizado em 21 de março de 2013 às 19:58

O estilo do romancista japonês varia de livro a livro, mas a qualidade é sempre alta.

1q84

Haruki Murakami é um escritor sem padrão. No bom sentido. Cada livro seu parece ter um estilo diferente e o único elo – o mais importante – é que eles são bons.

1Q84 é dividido em duas partes, e narra duas histórias, a de Tengo e a de Aomame, separadamente. Ambas vão se encontrar lá na frente.

Cada capítulo fala sobre um personagem; sempre um se alterna ao outro; os capítulos têm tamanho bem próximo.

Tengo é um professor de matemática de cursinho que escreve muito bem e, por isso, costuma fazer freelances para uma revista literária. Aomame… bem, Aomame é uma assassina (isso não é segredo, ok? Pode desligar o alerta spoiler).

A solitária garota é, teoricamente, uma professora de artes marciais em um clube bacana de Tóquio. Por conta de seu passado, passa a matar algumas pessoas – não aleatoriamente. Ela enfrenta um momento de intenso stress que a leva a ver duas luas no céu, entre outros pensamentos paranóicos que passam por sua cabeça.

Tengo, por sua vez, é chamado pelo editor da revista para reescrever o livro Crisálida De Ar, de uma jovem escritora que tem idéias brilhantes, mas escrita ruim. Se ele o fizesse, dividiria o dinheiro das vendas com a escritora e o editor, mas um conflito ético o assola, pois o editor já teria manobrado para que o livro ganhasse o prestigioso prêmio anual da revista.

O elo entre os dois aparece através de terceiros. No livro que Tengo considera reescrever, um certo Povo Pequenino é o centro da história; na casa de uma das alunas da Aomame, uma garota menciona o Povo Pequenino.

1Q84 faz menção ao ano em que eles vivem, 1984. O “Q” aparece em uma das pirações da Aomame. Mas será que é piração?

 

1Q84

Avaliação do DCM: Ótimo

Editora: Alfaguara

Preço Médio: entre R$ 30 e R$ 40 (ambos)