2019: VPN’s e sua importância para pequenas empresas

Atualizado em 22 de setembro de 2021 às 8:23

2019: VPN’s e sua importância para pequenas empresas

Hoje em dia a internet é uma ferramenta de trabalho indispensável para pequenas e grandes empresas que usam a conexão para partilhar dados de diferentes nichos entre contas. Informações desde simples contratos até a transações financeiras e dados sigilosos circulam livremente dentro da rede das empresas. E, para que você tenha todos os seus compartilhamentos seguros é essencial o uso de uma ferramenta que te assegure isso. Melhor dizendo, você precisa de uma VPN. E, mesmo sendo tão importante ainda há muita gente que desconhece a necessidade da VPN, por isso vamos esclarecer para você os fatos mais importantes.

O que é VPN?

Vamos começar esclarecendo a palavra que vêm do inglês, Virtual Private Network, e significa Rede Privada Virtual. Agora para entender um pouco melhor o que é VPN imagine uma empresa que precisa se conectar funcionários de diferentes locais, distantes ou não, para fazer contacto e desenvolver todo o trabalho em redes públicas não confiáveis. Para fazer todo esse trabalho a empresa precisa de segurança e é aí que entra a VPN. A rede virtual privada é constituida por um grupo de computadores conectados à internet e permite acesso a uma rede local. Com essa ferramenta os dados tanto enviados como recebidos são criptografados e protegidos inclusive com IP do computador oculto para maior proteção. Assim os dados dos usuários ficam seguros e não acessáveis por outras pessoas. Um exemplo de empresa que oferece esse serviço é a ExpressVPN’s que têm crescido cada dia mais oferecendo ainda mais vantagens para os seus uruários.

4 motivos para usar VPN na sua empresa

Além de entender o que é a VPN é importante também saber a importância dessa ferramenta principalmente para empresas que fazem uso da internet. Veja o porquê é tão indispensável esse serviço de VPN:

1- Segurança
É impossível falar de benefícios da VPN sem mencionar a segurança que ela oferece para as empresas. Principalmente aquelas em que os dados são o maior recurso como, por exemplo, patentes sigilosas, dados confidenciais de usuários e clientes, etc. Ao usar essa ferramenta você assegura que os funcionários possam trabalhar sem que o sistema esteja ligado, diretamente, à rede pública, o que reduz drasticamente os riscos de possíveis invasões ou falhas de segurança.

2- Economia
A VPN é um dos métodos mais econômicos para proteção dos seus dados. Por isso é considerada uma solução hábil, simples e também muito eficaz mesmo que as empresas não façam grandes investimentos em segurança. É claro que essa não deve ser a única tecnologia utilizada em uma empresa, porém, ela já coloca o seu negócio muito à frente de outros apenas garantindo a segurança a um preço justo.

3- Produtividade
É normal que alguns colaboradores tenham um certo cuidado com o acesso à internet, afinal isso pode se tornar uma ameaça para toda a empresa. Porém, com o uso da VPN essa preocupação acaba desaparecendo e, ao invés de se preocupar com a segurança das suas conexões, o trabalhador pode focar em desenvolver o seu trabalho, aumentando assim a produtividade do negócio. Afinal não há riscos de acesso a uma rede pública sem proteção.

4- Mobilidade
Outra grande vantagem da VPN é que o provedor pode estar fora da empresa e mesmo assim continuar oferecendo e obtendo IPs de diferentes locais criptografando todos eles e fazendo essa ponte entre o envio e recebimento dos dados.

A verdade é que cada vez mais empresas contratarão o serviço VPN para os seus negócios afim de proteger os dados compartilhados e assegurar o sigilo em suas transações, principalmente nesse ano de 2019 onde o medo de ataques ou falhas em sistemas de segurança das empresas se fazem sempre presentes.