22% dos brasileiros se declaram de direita e 11% de esquerda, diz pesquisa

Atualizado em 12 de setembro de 2023 às 12:55
Bolsonaro e Lula. Foto: Reprodução

Mesmo após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, 22% dos brasileiros dizem ser de esquerda e só metade dessa porcentagem (11%) diz estar no outro espectro político. Os dados são da pesquisa de opinião pública “A Cara da Democracia”, feita pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT).

A quantidade de brasileiros que se autodeclaram de direita explodiu durante o governo Bolsonaro e tem se mantido mesmo com o presidente Lula com uma avaliação positiva superior à do seu antecessor. Em 2018, apenas 9% se consideravam de direita e, no ano seguinte, o número dobrou.

Em setembro do ano passado, 24% dos brasileiros se autodeclaravam de direito, o maior patamar em cinco anos.

Além da parcela de direita, o Brasil também tem uma população majoritariamente conservadora. Segundo o levantamento, 79% dos brasileiros se dizem contra a legalização do aborto e 70% são contrários à descriminalização das drogas.

A pesquisa entrevistou 2.558 pessoas entre os dias 22 e 29 de agosto em 167 cidades do país. Financiado pelo CNPq e pela Fapemig, o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%.

Espectro político autodeclarado por brasileiros ao longo dos anos. Foto: Reprodução

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link