3 a cada 4 bolsonaristas querem união entre Lula e Congresso para enfrentar Trump, diz Quaest

Atualizado em 16 de julho de 2025 às 8:09
O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Beto Barata/PL

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) mostra que a maioria esmagadora dos brasileiros, incluindo 74% dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), defende uma união entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a oposição para enfrentar as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

O levantamento, realizado entre 10 e 14 de julho com 2.004 entrevistados (margem de erro de 2 pontos percentuais), revela um raro momento de convergência política em torno da defesa dos interesses nacionais.

Os números mostram que:
– 84% dos brasileiros em geral apoiam a união entre governo e oposição;
– 93% dos petistas são favoráveis à medida;
– 74% dos bolsonaristas concordam com a estratégia conjunta.

Apenas 17% dos eleitores de Bolsonaro se opõem à iniciativa, enquanto 3% se declaram indiferentes e 6% não souberam ou não responderam. O sentimento de união em torno da soberania nacional supera as divisões políticas internas, criando um cenário atípico no atual contexto polarizado.

Na segunda-feira (16), o governo federal sancionou a Lei da Reciprocidade, que autoriza a adoção de medidas equivalentes às impostas por outros países. A legislação serve como instrumento jurídico para possíveis retaliações comerciais contra os EUA, que ameaçam sobretaxar produtos como suco de laranja, aço e celulose a partir de 1º de agosto.

O presidente Lula e o os presidente da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Lula reagiu às ameaças de Trump, que em carta aberta acusou o Brasil de “ataques insidiosos” à democracia e ao Judiciário, referência indireta aos processos contra Bolsonaro.

“A diplomacia não pode ser substituída por vídeos ou postagens na internet”, afirmou o petista, classificando as declarações como “desrespeitosas”. Lula também prometeu que o país responderá “com firmeza” a qualquer tentativa de intimidação.

A pesquisa também mostra que 72% dos brasileiros acreditam que Trump está errado em taxar o Brasil, contra 19% que acham que está certo. O maior percentual de opiniões contra o estadunidense está entre os entrevistados de esquerda que não se dizem lulista ou petista (92%), enquanto os seguidores do presidente tiveram uma rejeição menor à medida dos EUA (87%).

Já entre os bolsonaristas, a ação trumpista dividiu as opiniões: são 42% a favor e 48% contra. Eleitores de direita, que se dizem “não bolsonaristas”, também se dividiram, mas com uma expressão maior de posições contrárias ao presidente estadunidense: 52% contra e 40% a favor.

Créditos na imagem