3 garimpeiros são mortos no Território Yanomami

Atualizado em 14 de fevereiro de 2024 às 7:35
Os garimpeiros Elizangela Pessoa da Silva, Luiz Ferreira da Silva e Josafá Vaniz da Silva estavam na Terra Indígena Yanomami. Foto: Reprodução

Familiares de três garimpeiros mortos culpam indígenas da Terra Indígena (TI) Yanomami pelo crime. Um boletim de ocorrência foi registrado nesta segunda (12) e os autores da denúncia acusam moradores da região de atacar o trio no dia 8 de fevereiro, que estava dentro do território ilegalmente.

As vítimas foram identificadas como como Josafá Vaniz da Silva (52 anos), Luiz Ferreira da Silva (50), e Elizângela Pessoa da Silva (43). Segundo seus familiares, eles estavam em uma área entre o Parima e uma região conhecida como “Dicão” quando sofreram um ataque surpresa de indígenas.

O documento diz que o grupo estava armado com arcos, flechas e armas de fogo. Os familiares pediram providências à Polícia Civil e solicitaram que os corpos dos três sejam resgatados.

Garimpo na TI Yanomami. Foto: Divulgação

Em nota, a corporação afirmou que está mobilizando uma força-tarefa para chegar à região, que é considerada de difícil acesso. A instituição ainda cita “desafios logísticos” para realizar o resgate dos corpos.

“Devido à localização em uma área de mata distante, existem desafios logísticos, mas a Polícia Civil está comprometida em enviar todos os esforços necessários para resgatar os corpos das vítimas”, diz a corporação em comunicado.

A Polícia Civil também afirmou que está em contato com o Exército para tentar obter apoio logístico e viabilizar a chegada de agentes, delegados e peritos até o território. O Corpo de Bombeiros também deve atuar na operação.

A TI Yanomami é o maior território indígena do país e atualmente enfrenta uma crise gerada pela invasão de garimpeiros, que causam doenças, devastação ambiental e conflitos armados na região.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link