30% dos brasileiros entendem que 8/1 foi tentativa de golpe, diz Datafolha

Atualizado em 29 de março de 2024 às 12:18
Invasão do Congresso Nacional por bolsonaristas, ocorrida no 8/1. Foto: Gabriela Biló/Folhapress

A invasão com depredação das sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023 dividiu opiniões entre os brasileiros, revela a mais recente pesquisa do Datafolha. Enquanto 65% consideram o episódio como “apenas” um ato de vandalismo, 30% acreditam que se tratou de uma tentativa de golpe de Estado.

O instituto entrevistou 2.002 pessoas em 147 cidades nos dias 19 e 20 de março, encontrando uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Dos entrevistados, 5% não souberam opinar sobre o assunto.

O caso gerou mais de 1.400 denúncias pelo Ministério Público Federal até o momento, resultando em 145 condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com penas que variam de 3 a 17 anos.

As investigações sobre as circunstâncias da invasão levaram a suspeitas que alcançaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apontando para uma trama para mantê-lo no poder após sua derrota para Lula (PT) no segundo turno das eleições de 2022.

Para o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo, a natureza do evento foi uma tentativa de golpe, enquanto políticos bolsonaristas culpam os manifestantes, rotulando-os de vândalos passíveis de punições severas e até tentando associar a violência a supostos infiltrados.

Bolsonaristas pediram intervenção militar durante 8/1. Foto: reprodução

A divisão de opiniões reflete a polarização brasileira: 77% dos eleitores de Bolsonaro veem a invasão como vandalismo, enquanto 52% dos apoiadores de Lula compartilham dessa visão. Por outro lado, 46% dos eleitores do atual presidente consideram o episódio uma tentativa de golpe, comparado a 16% dos eleitores do antecessor.

Quando se considera a preferência partidária, 45% dos petistas acreditam em uma tentativa de golpe, enquanto 78% dos bolsonaristas veem o evento como vandalismo. Entre os entrevistados que ganham mais de 10 salários mínimos, 40% consideram a invasão uma intentona golpista, destacando uma discrepância significativa desse grupo em relação aos demais.

Siga nossa  nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link