33 dos 34 brasileiros entram em lista de estrangeiros que deixarão Gaza nesta sexta

Atualizado em 10 de novembro de 2023 às 8:30
O grupo de brasileiros abrigado em escola católica, localizada ao norte da Faixa de Gaza. Foto: reprodução

Após intensas negociações, os brasileiros e seus familiares em Gaza agora fazem parte da lista autorizada para deixar a região. No Brasil, o governo está organizando a logística para recebê-los, com a previsão de chegada neste final de semana.

Inicialmente, o grupo era composto por 34 pessoas, mas Jamila Ewaida, a avó de Shahed al-Banna, jovem de 18 anos, não havia recebido a autorização para deixar a Faixa de Gaza.

Agora, Jamila recebeu autorização para deixar o território palestino, de acordo com fontes do Itamaraty, que também afirmaram que a exclusão da idosa pode ter sido um “mero erro” e que “gestões e pedidos” para incluí-la estavam sendo feitos. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

A chegada do grupo está prevista para a Base Aérea de Brasília, seguindo o padrão de repatriados de Israel e da Cisjordânia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá recebê-los no aeroporto, conforme informado pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Na capital federal, as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e órgãos do governo brasileiro estarão disponíveis para atender os brasileiros e seus familiares. O governo federal irá oferecer abrigo, documentação e alimentação para os brasileiros em Gaza quando forem repatriados. Haverá ainda a presença de médicos, psicólogos e um posto de imunização para fazer o atendimento imediato.

O Itamaraty informou que o grupo aguarda no posto fronteiriço de Rafah desde às 7h da manhã (horário local – 2h no horário de Brasília), à espera dos “trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil”. Com a saída do grupo de Gaza nesta sexta-feira (10), a chegada está prevista para o Brasil somente no domingo (12).

Brasileiros alojados em escola católica de Gaza
Brasileiros alojados em escola católica de Gaza organizando malas — Foto: Divulgação

Caminho por ar e terra

Após a liberação da passagem de Rafah na fronteira com o Egito, as famílias terão um longo caminho por terra e, também, pelo ar até chegarem em Brasília.

Segundo a Embaixada do Brasil no Egito, assim que cruzarem a fronteira, será avaliada a necessidade de atendimento médico ainda em Rafah. Uma equipe do Itamaraty está sob aviso para recebê-los. O governo egípcio também montou um hospital de campanha para o atendimento dos estrangeiros.

No Egito, o grupo será recebido por uma equipe de diplomatas e pelo embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.

A partir de Rafah existem duas possibilidades de trajeto:

  • ida em um ônibus até o aeroporto de El Arish, que fica a 53 km de Rafah, para embarque no avião presidencial que já está no Egito à espera do grupo. A aeronave depois fará escalas no Cairo, Roma, Las Palmas, Recife antes da chegada no destino final em Brasília.
  • ou viagem até a cidade do Cairo em um ônibus. Neste caso, a previsão é que a viagem por terra dure entre cinco e seis horas.

A depender do horário de chegada, existe a possibilidade de o grupo dormir em El Arish ou no Cairo e seguir viagem no dia seguinte para o Brasil, nas mesmas escalas, de acordo com o embaixador.

O itinerário da missão seguirá um padrão semelhante à operação que resgatou 32 pessoas da Cisjordânia, com três paradas técnicas antes de pousar em Brasília: na Itália, Espanha e Pernambuco.

Vale destacar que a Operação Voltando em Paz, do governo federal, já repatriou 1.445 pessoas e 53 animais de estimação, provenientes de Israel e da Cisjordânia, desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.